Header

Aqui neste blog quero compartilhar com vocês um pouco da pesquisa que estou fazendo sobre o egresso (ex-detento) e ao que se relaciona à sua caminhada para recomeçar a sua vida na sociedade, em especial neste caso, a conquista de um trabalho e assim progredir na vida!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Cobras e Lagartos - Achei!!!

Cobras e Lagartos. O que isso significa???
Bem, pode ser várias coisas (e digo isso pelas respostas que o meu amigo Google sempre me dava nos últimos meses...rs), mas pra mim só uma coisa era válida e útil

1- Uma expressão - que até o momento, pelo que eu sei, é dizer muito mal de uma pessoas (Não)
2- Novela que passava na Rede Globo, em 2006 (Também não...)
3- Cobras e Lagartos, hummm...Ambos são répteis (Pula, não é isso...)
4- Livro Cobras e Lagartos - A vida íntima e perversa nas prisões brasileiras. Quem manda e quem obedece no partido do crime. (Agora SIM)
             Cobras = Líderes do "Partido do Crime"
             Lagartos = Soldados da facção
   
Em minhas buscas pela internet eu procurava e procurava (sem achar nada do que eu queria), e o que eu precisava era simplesmente do livro "Cobras e Lagartos" , do jornalista Josmar Jozino...Enfim, eu achei ;)

Bem, até pouco mais de um ano atrás eu nem estaria muito preocupada em procurar por este livro, não mesmo...hehehe. Mas por fim, ao relatar para um amigo sobre a minha pesquisa sobre ex-detentos no mercado de trabalho, e assim conversando sobre assuntos relacionados, posso dizer que ele me deu uma das grandes sugestões (e posso até dizer referência) para minha pesquisa. Foi então que ele me disse: "Tem um livro que fala sobre como funciona o sistema nas penitenciárias, em especial a organização do PCC, procura este livro que você vai entender melhor". Até aí tudo bem, só não sabia que seria um livro tão difícil de se encontrar....

Passei um bom tempo pesquisando na internet e entrando em contato com sebos, e prováveis pessoas que poderiam saber quem teria este livro para pelo menos me emprestar, liguei até para a Editora que publicou o livro, mas não deu em nada - Esgotado. No decorrer de todo este período eu encontrei rastros do livro (nunca procurei tanto por um livro, rsrs), pessoas que anunciavam a venda do mesmo, mas já tinha sido vendido; sebos que já estavam com o livro sob reserva; donos de exemplares, que por sua vez não se desfaziam do livro por nada... Só faltou eu contratar um detetive pra fazer uma busca profunda pelo Google e território brasileiro.

Agradeço a todos os meus amigos que me ajudaram a pesquisar este livro na internet, em sebos e bibliotecas por aí...valeu pela intenção ;)  E bem como eu agradeço ao próprio autor do livro, Josmar Jozino, que foi prestativo desde o primeiro momento, quando entrou em contato comigo sem mesmo saber do que se tratava a mensagem que enviei anteriormente; e mais uma vez, com a ajuda dele descobri ontem que o livro estava disponível na internet (diga se de passagem, depois de muito tempo...rs). Além do mais, agradeço ele por ter tido a ideia de escrever este livro para nós.



Então, hoje recebi a confirmação de que logo logo o livro estará aqui comigo, prontinho para eu ler e aprender um pouco mais, no sentido de entender o que me é um tanto desconhecido, que por sua vez eu só conheço pelas coisas que a mídia relata do que vem a ser o PCC. Os poucos trechos que li do livro, sei que os relatos do livro fazem parte da realidade da história e das participações desta organização, e bem como do cotidiano dos seus fundadores. Vou ler e depois compartilho um pouco mais aqui. É claro que desde já faço a sugestão da  leitura deste livro, só não garanto que vai encontrá-lo tão facilmente...rs, mas para aqueles que me conhecem e tiverem interesse em ler, só peço que esperem eu terminar a leitura ;)

Entender o mundo do crime nunca foi uma preocupação minha como já havia dito antes, porém, nisso tudo sei que poderei ter um bom embasamento para dar continuidade a minha pesquisa; não poderei propôr nenhuma sugestão definitiva para o fim de muitas coisas que prejudicam a sociedade, mas sei que sempre haverá soluções para que se possa ajudar cada cidadão a evoluir de alguma forma, e assim cada um contribuir com o todo.


16 comentários:

  1. Nossa eu estou procurando este livro igual uma loca... Li algumas partes na Internet... to brava ja!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana!
      Tudo bem?
      Me desculpe a demora pra responder... (grande demora...hehe). Eu tive a mesma dificuldade em encontrar esse livro. Quando eu consegui encontrar foi no site da Estante Virtual (mas vejo que pela falta do mesmo nas livrarias, o valor está um tanto mais caro). O que tem na internet não é nada...rs
      http://www.estantevirtual.com.br/sebo1977/Josmar-Jozino-Cobras-e-Lagartos-107586832
      Espero poder te ajudar em breve.
      Abraços!

      Adriane

      Excluir
  2. Oi Adriane, gostaria de saber como conseguiu comprar o livro. Tentei achar seu email aqui mas não encontrei, espero muito que voce veja minha mensagem! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emi,
      Bom dia! Tudo bem?
      Eu não vi sua mensagem antes (me desculpe!). Eu encontrei o livro no site da Estante Virtual. Está um tanto caro pela falta do mesmo no mercado. Mas veja no site: http://www.estantevirtual.com.br/sebo1977/Josmar-Jozino-Cobras-e-Lagartos-107586832
      Qualquer coisa me avise e espero lhe ajudar.

      Abraços!

      Adriane

      Excluir
  3. Adriane, por gentileza vc tem este livro em pdf ? se tiver poderia me enviar por e-mail ? msoares.mms@hotmail.com desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo. Boa tarde! Tudo bem?
      Me desculpe pela demora em responder... Não tenho o livro em pdf, mas na ocasião encontrei no site da Estante Virtual.
      Veja: http://www.estantevirtual.com.br/sebo1977/Josmar-Jozino-Cobras-e-Lagartos-107586832
      Espero poder ajudar em breve!
      Abraços,

      Adriane

      Excluir
  4. Estou a dois anos a procura deste livro... Quem souber, por favor me ajudem, agradeço desde já!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bruninha,
    Boa tarde!
    Eu encontrei o livro no site da Estante Virtual. É complicado mesmo encontrar o livro. Mas veja no site: http://www.estantevirtual.com.br/sebo1977/Josmar-Jozino-Cobras-e-Lagartos-107586832
    Abraços,

    Adriane

    ResponderExcluir
  6. Oi Boa tarde, você ainda tem este livro? venderia? sabe onde encontro? Realmente no site estante virtual está um pouco caro.
    Rubens

    ResponderExcluir
  7. Oi Boa tarde, você ainda tem este livro? venderia? sabe onde encontro? Realmente no site estante virtual está um pouco caro.
    Rubens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens... bom dia! Sei que sua mensagem já tem um tempo.... mas estava difícil mesmo encontrar esse livro. Mas vi que o mesmo foi relançado.. caso precise / queira, tem disponível para venda em livrarias 😉

      Excluir
  8. Este livro e muito bom eu li logo quando foi lançado.

    ResponderExcluir
  9. Este livro e muito bom eu li logo quando foi lançado.

    ResponderExcluir
  10. Kalêo.... o livro foi relançado. Vi que está disponível para a venda em livrarias (Saraiva, por exemplo).

    ResponderExcluir
  11. Kalêo.... o livro foi relançado. Vi que está disponível para a venda em livrarias (Saraiva, por exemplo).

    ResponderExcluir